Mae Nak 3d
Tudo começou no século passado, era ainda a Tailândia considerada a "Veneza do Oriente". Uma mulher (Mae Nak) era casada com um soldado que teve de se ausentar para cumprir os seus deveres patrióticos. Ela estava então grávida e a despedida foi um momento tremendamente doloroso, como todas são.
Porém, e enquanto o seu marido estava fora, "Mae Nak" morreu quando "dava à luz". Diz a lenda, na Tailândia, que quando uma mulher morre, com o seu filho dentro do corpo, é criado um espírito apelidado de "Phi Tai Hong Thong Klom". Foi o que sucedeu a "Mae Nak" e naturalmente que, como qualquer bom fantasma, a vizinhança foi aterrorizada por esta.
Entretanto regressa o seu marido que a abraça naturalmente, não sabendo que se tratava de um fantasma. A vida corre normalmente e apesar de todos tentarem avisar o pobre homem as coisas parecem perfeitas para ele. Reza a história que tudo se alterou um dia, quando o marido, após tanta celeuma, decidiu investigar a possibilidade de estar a viver numa irrealidade. Deslocou-se então à cave, onde alguma sujidade e uma enorme quantidade de roedores o deixou com dúvidas sobre o que realmente era a realidade. Foi então que do tecto do sotão (chão da cozinha) caiu um limão ao chão. Sem se aperceber que o marido estava lá, "Mae Nak" esticou os braços (mais de 2 metros) e apanhou o fruto. Foi aqui que o seu marido tomou consciência que com quem vivia, desde que regressara da guerra, não era mais que o fantasma da sua esposa e do seu filho.
Naturalmente, fugiu de casa apavorado e refugiou-se junto de monges budistas que conseguiriam aprisionar o fantasma de "Mae Nak" num recipiente, atirado posteriormente à água. Mais tarde, parece que dois pescadores a soltaram e ela regressou a casa. Encontrou então o marido com outra mulher e vingou-se deles..…...
Achei o filme mediano, devido ser simples demais, não que isso seja ruim mas nesse caso achei, mas gostei de todas as lendas, achei que elas se parecem com algumas daqui do meu estado.
Esse filme é interessante. A começar pelo fato de tratar de lendas tradicionais da Tailândia, o que por si só já vale uma conferida. Contudo, na prática o filme possui defeitos, principalmente no desfecho. A história que mais gostei foi a segunda (na minha opinião ela até merecia ser tema de um longa). E a que achei mais sem graça foi a terceira. Não se trata de um filme sobre fantasmas convencionais mais sim de criaturas do folclore tailandês. O final foi bem trash, mas, comparado com certas tranqueiras com que a gente se depara de vez em quando, esse até que foi bom. Sem falar na raridade que é conseguir um filme desses, então, eu tenho mesmo é que agradecer. Lembrando sempre que o que foi exposto acima reflete simplesmente a minha opinião pessoal. Portanto, assistam e tirem suas próprias conclusões.